I
NTRODUÇÃO

A acupuntura é uma das diversas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), assim como: a Ventosaterapia, a Auriculoterapia, a Eletroacupuntura e outras terapias relacionadas.

A MTC surgiu por volta de quatro mil anos atrás, sendo o livro: “Nei Jing ou O Clássico do Imperador Amarelo” uma das principais e mais antigas literaturas sobre esse assunto.

Essas técnicas foram introduzidas no Brasil no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes orientais, principalment chineses e japoneses, mas somente em 1972 foi criada a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

A Organização Mundial de Saúde (ONU) incentiva o uso da acupuntura e de práticas alternativas em seus países membros desde 1970. Entretanto, somente em 1999 que ela foi introduzida na tabela do Sistema de Informação Ambulatorial – SIA/SUS e, em 2006, sua prática foi reforçada pela Portaria 971, publicada pelo Ministério da Saúde, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde – SUS.

ACUPUNTURA

Esse método terapêutico baseia-se na inserção e estimulação de agulhas em determinado locais do corpo que chamamos de meridianos, a fim de manter e restaurar a saúde dos pacientes.

A acupuntura produz um efeito analgésico central, diretamente sobre o tálamo, que participa do processamento da informação sensitiva. Também são liberadas endorfinas no nosso cérebro, que fazem parte do grupo dos opiodes endógenos que suprimem naturalmente a dor.

O tratamento com as agulhas tem diversas indicações e benefícios: relaxamento muscular, alívio da dor, melhora do fluxo energético e também auxilia a diminuição do uso de medicamentos contínuos e controlados.

Os benefícios da acupuntura são notados principalmente no tratamento da dor crônica, da disfunção temporomandibular, pressão alta, diabete, fibromialgia, gastrite, constipação, infertilidade, estresse, ansiedade, insônia e muitas outras.

VENTOSATERAPIA

A ventosoterapia é a técnica que envolve a aplicação de copos de diversos materiais em um ponto de acupuntura ou em alguma região específica do corpo mediante aparelho de vácuo, ou calor.

Os principais benefícios são o alívio da dor, relaxamento muscular, melhora do fluxo sanguíneo e alívio do estresse.

AURICULOTERAPIA

A auriculoterapia é o tratamento realizado pela parte externa da orelha do paciente. Pequenas agulhas ou sementes (mostarda ou colza) são aplicadas em determinados pontos de acupuntura no local.

A região auricular possui função somatotrópica devido à presença de células pluripotentes com informação de todo o organismo, além de ser muito vascularizada e rica em inervações. De maneira neurofisiológica, a estimulação nas terminações nervosas do pavilhão auricular é transmitida através dos nervos periféricos para o sistema nervoso central, liberando, assim, neurotransmissores que aliviam a dor.

Os principais efeitos e benefícios são: alívio da dor e controle/diminuição da depressão, ansiedade e estresse.

CONCLUSÃO

Atualmente já existem diversos artigos científicos tanto sobre acupuntura quanto das demais técnicas da medicina tradicional chinesa que se mostram eficazes no combate das dores e de patologias específicas como, por exemplo, a fibromialgia.

Os tratamentos da MTC, ao contrário da maioria das drogas alopáticas (drogas convencionais), não faz mal para o indivíduo e não provoca abuso ou dependência medicamentosa. Além disso, as contraindicações são mínimas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONTATORE, O.A.; TESSER, C.D.; BARROS N.F. Medicina chinesa e acupuntura: apontamenos historicos sobre a colonização de um saber. Hist. Cienc. Saude-Maguinhos, Jul-Sep 2018.

VASCONSELLOS, P.R.O. Acupuntura como forma de tratamento no sistema unico de saude. FAGJournal of Health-ISSN 2674-55X, v.1, n.2, p.48-54, 2019.

COELHO, N.L.; SOUSA, J.T.; WATANABE, L.A.R. A utilização da medicina tradicional chinesa na redução do estresse. Scire Salutis, v.9, n.1, p.20-29, 2019.

PEREIRA, H.S.S. et al. Efeitos da acupuntura na fibromialgia: revisão integrativa. BrJP. São Paulo, jan-mar;4(1):68-71, 2021.

ROCHA S.P. et al. A trajetoria da introdução e regulamentação da acupuntura no Brasil: mémorias de desafios e lutas. Ciênc. saúde coletiva, 20 (1) . Jan 2015.

MOURA, C.C. Ventosoterapia e dor cronica nas costas: revisão sistematica e metanalise. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2018;26:e3094.

CORREA, H.P. et al. Efeitos da auriculoterapia sobre o estresse, ansiedade e depressão em adultos e idosos: revisão sistematica. Rev. esc. enferm. USP 54, 2020.

ARTIOLI, D.P.; TAVARES, A.L.F.; BERTOLINI, G.R.F. Auriculotherapy neurophysiology, points to choose, indications and results on musculoskeletal pain conditions: a systematic review of reviews. BrJP. São Paulo, out-dez;2(4):356-61, 2019.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. [documento da internet]. Ministério da Saúde, Municipais de Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. [acessado 2009 ago 10]. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/publicacoes/geral/pnpic.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *