
A maior parte das hérnias de disco ocorre em decorrência do envelhecimento dessa cartilagem. Isso provoca enfraquecimento e rompimento da camada externa do disco caracterizando assim a hérnia de disco.
No caso das hérnias de disco lombares podem ser sintomas: dor lombar, formigamento até os pés, fraqueza em perna e pé ; e dor em glúteo, coxa e perna.
A fisioterapia aquática é mais indicada em fases agudas da lesão ou quadros de pós-operatórios.
A fisioterapia aquática apresenta a melhor opção de tratamento nas fases acima, pois os pacientes no momento em que estão imersos na água apresentam um alívio dos sintomas devido às propriedades físicas da água como meio terapêutico, devido a flutuação proporcionar uma redução da força da compressão articular, diminuindo assim a carga sobre os discos intervertebrais.
O menor impacto possibilita ao fisioterapeuta realizar exercícios de : alongamento, fortalecimento e mobilidade para esses pacientes, exercícios tais quais não seriam possíveis ser realizados em solo.
Além disso, o aquecimento da água pode reduzir a dor, proporcionar o relaxamento e promover processos de cicatrização dos tecidos.
Então para o paciente em fases agudas de lesão a fisioterapia aquática tem resposta imediata proporcionando melhora da qualidade de vida desse indivíduo.